O tema da minha pós-graduação essa semana fala sobre as novas relações na comtemporaneidade, mais especificamente sobre o papel da internet na busca ou na afirmação da subjetividade de cada um. O tema da tarefa proposta é o seguinte: "De que forma esses novos hábitos (escrever blogs e expor suas vidas na
internet) podem contribuir para a compreensão do próprio eu e de seu
papel na sociedade."
Já pensei, repensei, reepensei e não consegui chegar em uma resposta objetiva para essa pergunta. Então resolvi me colocar como sujeito dessa questão, e vir aqui no meu blog, meu cantinho que, apesar de estar na internet, é tão meu... é tão EU! Vim olhar minhas postagens antigas, tudo que escrevi, tudo que escreveram para mim, o que eu li e mais me marcou, o que eu escrevi de mais verdadeiro... Me perdi ao me reler, mergulhei de novo nos sentimentos que me moveram à escrever tudo o que já foi postado aqui.
Ao rever as postagens, os textos, as imagens escolhidas com tanto carinho, as músicas....eu pude compreender um pouco melhor quem eu sou hoje, como todos esses sentimentos (ainda que confusos e estranhos dentro de mim) contribuíram para que hoje eu me sinta mais forte, mas ciente de mim mesma, mas em paz comigo. Escrever tudo o que eu escrevi fez com que eu aceitasse e compreendesse melhor que eu sou, incluindo qualidades e defeitos, com meus exageros, meus dramas e meu sentimentalismo exagerado!
Criar um blog para publicar meus devaneios e me expor no que tenho de mais secreto, foi uma decisão pensada e repensada: "será que eu aceitaria bem as críticas que poderiam surgir?", "como lidar com o fato de que pessoas completamente desconhecidas poderiam ler e saber um pouco sobre o que eu sinto?", "e se as pessoas próximas lessem e descobrissem coisas que eu não ouço contar à elas?". Essas foram algumas das minhas dúvidas, dos meus medos e inseguranças... Mas como sempre, eu me arrisquei, decidi que queria pagar para ver, e o resultado tem sido bem positivo. Com alguns comentários, de pessoas que leram e me entenderam, eu cresci muito, alguns elogios de amigos próximos, outros desdenharam um pouco por não conseguirem compreender as coisas das quais eu falo... mas tudo foi válido, me fez saber conhecer melhor quem eu realmente sou, me fez aprender! Acho que esse blog, assim como as coisas que coloco no facebook e no twitter, apesar de me exporem, me ajudam a preservar minha subjetividade, a compreender melhor esse mundo "louco" onde eu vivo, a firmar minha identidade e a me transformar quando eu julgo necessário!
É por aí, agora vou responder meu trabalho de Pós-Graduação!
Tô feliz por saber que daqui á 14 meses eu serei pós-graduada! =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário