segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Psicologia...


27 de Agosto, Dia do Psicólogo!

Sei que várias vezes já escrevi sobre a Psicologia aqui, já falei o quanto amo a minha profissão, o quanto esse curso me transformou e o quanto me orgulho de ser Psicóloga!  E hoje não poderia ser diferente, afinal a Psicologia ocupa mais de 50% do meu tempo e minha vida gira muito em torno dela. Fiz uma faculdade de 5 anos e meio, onde mergulhei de cabeça nessa ciência linda, trabalho como psicóloga social, mas por vezes devido às demandas que chegam no meu trabalho eu e minhas colegas acabamos por desempenhar o papel do psicólogo jurídico, hospitalar, escolar e clínico, esmpre comprometidas com a preservação dos direitos humanos e sociais daqueles que buscam nosso trabalho. Faço uma pós-graduaçao de Psicologia Jurídica, que me instiga a estar sempre lendo novos conteúdos dessa área. Algumas das minhas melhores amigas são Psicólogas, e nossas conversas me proporcionam um crescimento sem igual. Além do que, tenho verdadeiro fascínio e amor pela psicologia! Então não há como não falar nela! <3 p="p">
Hoje a Psicologia está completando Bodas de Ouro, são 50 anos da Psicologia como profissão regulamentada no Brasil, logo nossa classe está em FESTA! O slogam da campanha de comemoração é "Parabéns Psicologia Brasileira, 50 anos... muito a comemorar, muito mais a fazer!" E é isso aí, temos grandes vitórias para comemorar e ainda temos tanto a fazer! Eu me orgulho muito da história da minha profissão e dos grandes psicólogos que fizeram essa história e faço parte dos que podem continuar a mudar o que não está bem. 
Me lembro de um dos primeiros textos sobre Psicologia qu eli na faculdade... escrito pela Psicóloga (e ídola) Ana Bock, o texto se chamava algo como "Psicologia: uma ciência das elites", tratava-se de uma crítica à maneira como a psicologia foi construída no Brasil quase sempre favorecendo as elites e ajudando a excluir os ja excluídos pela sociedade... quando li aquele texto, decidi que não, a psicologia nao poderia ser assim... e então no decorrer do curso, graças a um professor comprometido com a psicologia social eu descobri o que são as Políticas Públicas e que o psicólogo pode se inserir ali. Já no final do meu curso descobri que o Psicólogo também o pode fazer parte do Sistema Único de Assistência Social e percebi que é nessa área, masi do que em qualquer outra, que nós podemos fazer a diferença dentro da psicologia... atuando nas Políticas Públicas que preservam os direitos humanos  e contribuindo para que as pessoas marginalizadas pela sociedade e muitas vezes esquecidas, possam conhecer seus direitos e lutar por eles. 
Acredito numa Psicologia que deve valorizar o Ser Humano acima de tudo, que deve trabalhar para as elites sim, mas que antes disso deve ser comprometida com as transformações sociais e com o dever de que TODOS tenham seus direitos garantidos e possam viver com dignidade!
Eu amo a minha profissão, já amava antes mesmo de entrar na faculdade, e agora que atuo nela passei a amar ainda mais,  no meu dia-a-dia, apesar de muitas vezes cansar de ver injustiças, eu também vejo que ainda há esperanças de transformação e é por essa esperança e por esse amor que eu quero "psicologar" o resto da vida!

Feliz Dia do Psicólogo para todos os Psicólogos desse meu país tão desigual e que nós possamos usar a Psicologia como um instrumento para diminuir essa desigualdade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário