domingo, 6 de junho de 2010


Muitas vezes fico pensando que o único fato que é certo na vida é também o fato mais difícil de lidar...a morte! Essa semana uma amiga muito querida perdeu a mãe, foram dias muito difíceis. Em meio á toda aquela tristeza de velório e enterro, eu me perguntava o porquê das coisas terem que acontecer assim... como pode em um momento uma pessoa estar conversando, rindo, cheia de vida e no outro não estar mais aqui... olhando o corpo sem vida era como se ele já não sinificasse nada e de uma hora pra outra aquela pessoa desapareceu, sumiu no ar... como se a existência dela tivesse sido uma ilusão! A forma como a morte ocorreu me faz pensar na brevidade dessa vida aqui, e na fragilidade do ser humano... a gente pensa que tem dominio sobre a nossa vida e no entanto não temos domínio algum, nada aqui nos pertence e a gente perde tempo tentando ter mais que os outros, tentando ser melhor do que os outros. Cada morte que eu vivencio me faz ter mais certeza de que o que realmente importa na vida são as pessoas que a gente conquista e os sentimentos que trazemos, pois estes, assim como a própria vida, são imateriais, podem ir conosco para sempre... para a existência eterna!

Quanto a minha amiga, ela não ficou com raiva de ninguém, não ofendeu DEUS por ter levado a mãe dela, ela apenas sofreu sem se questionar...a certeza de que existe algo muito maior e melhor além dessa breve passagem, deu forças à ela! Cada lágrima dela doeu um pouco em mim também... ela chorava pela saudade, pela ausência, por não poder mais ver a mãe, e pelos planos que agora teriam que mudar, pelo casamento que um dia vai acontecer sem a presença doce da mãe dela...

Eu, como católica que sou, acredito na vida eterna e feliz que começa quando partimos dessa aqui, mas isso não diminui a tristeza da morte... pois a morte nos traz um dos sentimentos mais doídos que o coração humano pode sentir: a saudades!! A ausência física perturba nossos corações humanos tão frágeis e limitados!


Para finalizar quero deixar registrado aqui o meu repudio às autoridades de Roraima e à população em geral que não está cumprindo seu dever contra o mosquito da dengue, quando a gente vê a propaganda na TV, o mosquitinho parece uma brincadeira, mas não é! As pessoas aqui em Roraima estão morrendo por causa da Dengue!!! Isso é grave, pois a dengue pode ser evitada!!


"A tua ausência fazendo silêncio em todo o lugar!"


2 comentários:

  1. eu estou otima,
    a minha historia com o outro meio de acabou também, simplesmente tamos meio afastados, mas como sempre vamos voltamos a falar do nada. não estou triste em relação a este assunto, mas também nao to feliz.
    agora estou numa fase otima da minha vida, to saindo muito, curtindo muito, aqui em portugal o ano lectivo está acabando mas eu tenho exames nacionais :S
    então só tenho saido a noite, estudar para os exames e praaia.
    morte é uma das coisas que nós podiamos viver sem ela pq a dor que se sente é horrivel :S

    beijo

    ResponderExcluir
  2. "A morte gera lamúria porque representa a perda de um ente querido para um destino totalmente desconhecido"...

    Se as pessoas estivessem realmente certas do destino e que iriam se reencontrar lá à frente, não seria nadah de tão tristeh...

    Mas questionar a morte é o que mais faço, é uma pena, mas se morre apenas uma vez...

    ^.^

    Beijos...

    ResponderExcluir